CFCX mantém sua posição de excelência
03/06/2017 :: XX Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores
No dia 03 de junho, em São José do Rio Preto, São Paulo, foi aberta a Exposição  da XX  Bienal de Arte Fotográfica em Cores.

Trata-se de um misto de concurso e festival de arte fotográfica que envolve todos os fotoclubes do Brasil e é organizado pela Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO). Nele, os fotoclubes se entrelaçam em um proveitoso evento de aprendizado e integração, se desafiam de forma muito saudável, a fim de galgarem melhores posições no ranking nacional e promoverem a permanente qualificação de seus associados. O evento, na verdade, é anual, mas adotou o título de Bienal porque nos anos ímpares acontece a edição COR e nos pares a P&B, esta mais antiga e que deu origem ao nome, em 1960, já tendo concluído sua XXIX edição.

Este ano, o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, carinhosamente apelidado de "CFCX" por seus associados, concorreu com outros 27 fotoclubes, num universo de aproximadamente 2.000 fotos. O corpo de jurados, composto por 5 fotógrafos e educadores de arte renomados do país, altamente técnico e exigente, selecionou as 150 melhores fotografias, dentre elas as 3 primeiras colocadas e as 17 menções honrosas.

O CFCX classificou 32 fotos nas 150 selecionadas para a Exposição, com 2 Menções Honrosas concedidas a Tomas Brugger e Luís Geraldo Melo. As demais fotografias classificadas são dos associados: Adriano Soldatelli, Annemarie Brugger, Arian Giacomet, Charles Appilt, David Cunha, Eduardo Bassotto, Fábio Grison, Fabrízio Brustolin, Gisa Fedrizzi, Gonçalo Cassini Peter, José Alberto Selbach Jr., Juliana Rossa, Luís Fernando Barp, Márcia Dall'Ago, Márcia Marchetto, Márcio Milesi, Marta Helena Keizer, Maurício João Gollin, René Paulo Rossi e Tadeu Vilani. No coletivo, nosso CFCX manteve a posição de 2º melhor clube do País.

Segundo os associados que acompanharam de perto o julgamento, "é emocionante ficar naquela torcida silenciosa enquanto nossas imagens desfilam aos olhos dos jurados e recebem seus comentários e julgamentos. A gente fica na certeza de que estamos no caminho certo ao primar pela qualificação de nossos associados".

A cada ano, um fotoclube se responsabiliza por sediar a Bienal em sua cidade ou região, recebendo a visita de um número expressivo de fotoclubistas que migram de vários pontos do país para acompanharem a votação e/ou visitar a exposição e participar da entrega da premiação e das palestras que costumam integrar o evento.

Em 2018 acontecerá a XXX edição da Bienal Preto e Branco e o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul será o organizador do evento, repetindo sua experiência de sucesso já demonstrada em 2010, quando sediou o evento e deixou excelente impressão nos participantes, lembradas até hoje. Segundo a Diretoria do CFCX, os trabalhos já começaram e a pauta promete ser ainda mais rica em atividades, movimentando seguimentos importantes de Caxias e região, "nossa meta é trazer um número expressivo de fotoclubistas de todo o país para se integrarem às atividades fotográficas da Bienal e confraternizarem com o povo da serra gaúcha".

Preparem-se!

Para ver nossas fotos classificadas e como foi o julgamento, clique aqui.